Mato Grosso é o 3º estado com mais mortes por acidentes de motos no país

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio: 

 

Mato Grosso registrou em 2023 uma taxa de 14,7 mortes por 100 mil habitantes em acidentes com motos.

O número é mais que o dobro da média brasileira, que foi de 6,3.

O dado faz parte do Atlas da Violência 2025, divulgado esta semana pelo Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Mato Grosso fica atrás somente do Piauí e Tocantins.

As mortes com motociclistas representam 43,6% dos óbitos por acidentes de trânsito em Mato Grosso, índice superior à média nacional, que é de 38,6%.

Ao todo, o estado registrou mil 207 mortes no trânsito em 2023, 4,1% a mais do que no ano anterior e 16,2% acima do que em 2018.

Com esses números, Mato Grosso figura entre os estados com os maiores índices de mortalidade no trânsito: a taxa foi de 33,6 por 100 mil habitantes em 2023, mais que o dobro da média nacional, de 16,2.

Segundo o Atlas, o aumento das mortes com motocicletas é explicado por uma combinação de fatores: expansão da frota, maior uso desses veículos em regiões com infraestrutura precária e ausência de políticas públicas de segurança viária.

A frota de motos cresceu significativamente nos últimos 30 anos, tornando o motociclista a principal vítima do trânsito brasileiro.