| 06 Mato Grosso arrecadou 15 bilhões em impostos nos três primeiros meses de 2025.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria Fecomércio MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio:
Na semana em que o país arrecadou seu primeiro trilhão de reais em tributos federais, estaduais e municipais, Mato Grosso somou a quantia de 15 bilhões de reais em impostos, taxas, contribuições e multas pagas pelos contribuintes do estado.
Todo o montante foi recolhido somente nos três primeiros meses de 2025, antecipando em 10 dias o valor arrecadado no comparativo com o ano anterior.
De acordo com o presidente da Fecomércio Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, o avanço na arrecadação é um sinal positivo para a economia do estado, é resultado da economia fortalecida e da boa movimentação no comércio na região.
A população também pode conferir o valor já arrecadado no Impostômetro da Fecomércio, através do telão que fica em frente a entidade, na Avenida do CPA, no Centro Político e Administrativo.
Ainda segundo o Impostômetro da Federação, a maior parte da arrecadação é proveniente do ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, do Imposto de Renda e da Previdência.
Em relação ao ICMS, Mato Grosso arrecadou somente no mês de janeiro aproximadamente dois bilhões de reais, sendo este o principal arrecadador de impostos.
Em Cuiabá, o Impostômetro mostra o valor de 305 milhões de reais arrecadados desde o início do ano, valor maior na comparação com o mesmo período de 2024, quando somou 283 milhões.
Nesse mesmo comparativo, Várzea Grande passou de 40 milhões para 43 milhões e meio de reais, Rondonópolis de 76 milhões para 82 milhões.
E no caso de Sinop passou de 57 milhões para quase 62 milhões de reais, e Sorriso de 31 milhões para mais de 33 milhões e meio de reais.