MAPA diz que Brasil terminou 2023 com 78 novos mercados em 39 países

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web 

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A abertura do mercado do Butão, país que fica no sul da Ásia, fechou o ano de 2023 para as exportações brasileiras de carnes de aves.

Com isso, 2023 terminou com 78 novos mercados em 39 países, superando os últimos quatro anos.

Segundo o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Roberto Perosa, esse recorde, com as novas aberturas de mercado, é resultado da retomada do diálogo internacional e das relações diplomáticas, lideradas pelo presidente Lula e pelo ministro Carlos Fávaro.

Ele lembrou que essa iniciativa cria novas oportunidades para produtores do agro nacional exportarem dezenas de produtos e acessarem novos destinos, gerando renda e emprego em todo o país.

Entre os principais mercados alcançados em 2023, destacam-se a comercialização para as carnes bovina e suína brasileiras para o México e República Dominicana, respectivamente.

Além do algodão brasileiro, no Egito, e frutos de mamão “papaya” que, agora podem ser apreciados também no Chile.     

Além dos mercados externos, o empenho das equipes do Ministério da Agricultura alcançou outras conquistas relevantes, como a suspensão do embargo à importação de carne bovina brasileira na China, após a confirmação de um caso isolado e atípico do mal da “vaca louca”.

O Brasil obteve também o reconhecimento da certificação oficial de qualidade do algodão brasileiro ao mercado chinês.