MAPA altera calendário de plantio e o vazio da soja em todo país

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou a portaria alterando o calendário de plantio e o vazio da soja em todo país.

Por isso, o Governo de Mato Grosso terá que publicar, nos próximos dias, uma instrução normativa modificando a regra, por meio do Indea, Instituto de Defesa Agropecuária.  

Para Mato Grosso, o Mapa estabeleceu o calendário de plantio da soja de 16 de setembro a 24 de dezembro de 2023, sem consultar o Governo do Estado.

Porém, nas duas últimas safras o período para plantio do grão ia até três de fevereiro. Antes, o calendário terminava em 31 de dezembro.

A portaria do Ministério está dentro do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, que tem como objetivo a erradicação da ferrugem asiática.

O Ministério da Agricultura argumenta que o Plano é uma das estratégias para minimizar eventuais prejuízos aos sojicultores e aos demais atores envolvidos na cadeia produtiva da soja.

Para tanto, a Secretaria de Defesa Agropecuária adotou um período limitado de 100 dias corridos para os calendários de semeadura em todos os estados produtores de soja.

A mudança atende recomendação da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, com o propósito de evitar epidemias severas da doença durante a safra.