Mais de mil empresas em 94 municípios de Mato Grosso receberam incentivos do Prodeic

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio  Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

A quantidade de empresas enquadradas no Prodeic, Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial, cresceu 95,3% nos últimos três anos.

Atualmente, mil oito empresas instaladas em Mato Grosso recebem incentivos fiscais do Governo do Estado, por meio do programa.

O crescimento foi consecutivo. Em 2020, eram 516 empresas; em 2021, o número aumentou para 647 e, em 2022, subiu para 852.

Os resultados desse aumento são apontados em dados oficiais da geração de emprego no Estado e de crescimento industrial.

Neste ano, Mato Grosso tem crescido mês a mês na Pesquisa Industrial Mensal realizada pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Em maio deste ano, o crescimento foi de 3,2% em relação a abril e 8,5% na comparação com o ano passado.

Somente em 2022, o setor industrial cresceu 19,4% em comparação com 2021.

Dos 141 municípios de Mato Grosso, 94 têm empresas incentivadas pelo Prodeic, programa este com a maior concentração de empresas enquadradas com benefício fiscal.

Porém, sete municípios são os que mais concentram os empreendimentos beneficiados com a desoneração tributária.

São eles: Cuiabá com 152 empresas, Várzea Grande, tem 92, Sinop 56, Colniza 52, Rondonópolis tem 48 empresas beneficiadas pelo Prodeic, em Sorriso, são 45 e Primavera do Leste, com 43.

Ao todo, a Sedec, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, administra quatro linhas de renúncia fiscal.

São elas: o Prodeic, Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial, Proalmat, Programa de Incentivo ao Algodão, Proder, Programa de Desenvolvimento Rural, e o VOE-MT, Programa de Estímulo à Aviação Regional.