Mais de 20 mil indígenas vão votar nas eleições municipais em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação TRE/MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Mais de 20 mil indígenas vão às urnas para as eleições municipais de seis de outubro, em 58 locais de votação e 91 seções eleitorais, distribuídas pelo estado de Mato Grosso, de acordo com levantamento do TRE, Tribunal Regional Eleitoral.

Se comparado às eleições de 2022, houve um aumento da participação de quatro mil indígenas que exerceram o direito ao voto.

Segundo o órgão, um dos principais desafios das eleições será o fator logístico.

Deste total, 58 locais de votação para indígenas, estão devidos entre áreas localizadas na Zona Rural ou demarcadas como Terra Indígena.

Pelo menos 34 locais estão classificados como de "difícil acesso", ou seja, estão em pontos remotos do estado ou com graves problemas estruturais, como por exemplo, a ausência de sinal de telefone.

Nessas regiões, o transporte para os preparativos das eleições poderá ser feito por meio de veículos, aeronaves e até mesmo barcos, todos acompanhados pela Funai, Fundação Nacional dos Povos Indígenas, Polícia Federal, Exército Brasileiro e Marinha, responsáveis pela segurança. 

Além disso, a concessionária de energia elétrica que atua no estado estará em sintonia com a Justiça Eleitoral, para auxiliar as equipes em caso de eventual interrupção do serviço durante o processo eleitoral.

Já no que diz respeito à conectividade telefônica, as regiões isoladas vão contar com o sistema de Serviços Móveis de Comunicação Via Satélite, para transmissão dos votos.

As seções eleitorais para indígenas estão distribuídas em 30 municípios, entre eles, Barra do Garças, Barra do Bugres, São Félix do Araguaia, Tangará da Serra, Campinápolis, Juara, Confresa, Juína, Rondonópolis, Campo Novo do Parecis, e Querência.