| Mais de 18 mil documentos do Arquivo Público de MT estão disponíveis na internet.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Desde o início da Pandemia, estão disponíveis pela plataforma AtoM, documentos históricos do Estado de Mato Grosso.
A plataforma online é um software livre que visa promover a difusão dos documentos e fornecer descrição arquivística, em vários níveis, além de permitir que o usuário acesse os documentos digitalizados pelo órgão de acordo com as normas do Conselho Internacional de Arquivos.
De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, o AtoM auxiliará na preservação da história e na difusão dos documentos custodiados pela Seplag.
Atualmente o Arquivo Público possui 18 mil 599 registros digitalizados, divididos em dez conjuntos históricos, totalmente disponíveis para download, descritos e revisados pelos profissionais da instituição.
Entre os documentos estão a três fortificações da capitania de Mato Grosso, reconhecidos em 2018, pelo programa Memória do Mundo da UNESCO.
Também integram o acervo digital o Forte de Nossa Senhora da Conceição, Presídio de Miranda e Real Forte Príncipe da Beira.
Além disso, estão disponíveis coleções dos arquivos privados de Jair Rodrigues de Carvalho, servidor estadual aposentado que trabalhou na colonização do Estado nas décadas de 70 e 80, e Adelaide de Almeida Orro, importante enfermeira no Estado que promoveu a formação dos profissionais nesta área, figuras que ganharam notoriedade na história mato-grossense.
Além de guardar e preservar um patrimônio documental histórico, o arquivo público garante livre acesso a toda a população.
O local tem alimentado pesquisas, entre monografias de conclusão de curso, dissertação de mestrado, teses de doutorado, dentro e fora do estado.