Lula lança, nesta terça-feira, Plano Safra que prevê estímulo à produção sustentável de alimentos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança nesta terça-feira, o Plano Safra 2023/2024, que tem o objetivo de estimular a produção sustentável de alimentos e a agropecuária com baixa emissão de carbono. 

De acordo com estimativas do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o programa deve ultrapassar os 400 bilhões de reais em recursos. 

Nesse Plano Safra, o governo estuda recompensar os produtores que adotarem boas práticas agrícolas com taxas de juro menores.

Além disso, o Executivo quer conceder benefícios a proprietários com inscrição ativa e regularizada no CAR, Cadastro Ambiental Rural.

Os mecanismos estão sob análise da pasta. 

O secretário-executivo em exercício do Ministério da Agricultura, Luiz Rodrigues, disse que as tecnologias de agricultura de baixo carbono serão estimuladas.

Segundo ele, o Brasil precisa construir uma agricultura contemporânea, sustentável, com uso de agricultura digital e que também seja resiliente. “E esse Plano Safra vai ajudar a aumentar a resiliência da agricultura", reforçou Rodrigues. 

A proposta surgiu de uma conversa entre os ministros Fávaro e Marina Silva, Meio Ambiente e Mudança do Clima, em janeiro deste ano.

A ambientalista defende o país como potência agrícola, florestal e hídrica.  

O governo também trabalha com a ampliação das linhas de crédito criadas pelo BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

No início deste mês, a instituição anunciou três bilhões e 600 milhões de reais para 10 programas de crédito agrícola, entre eles o Programa para Construção e Ampliação de Armazéns e o Pronaf, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.