Lula e Fávaro recebem certificado que reconhece o Brasil livre de febre aftosa sem vacinação

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Caroline de Vita/Mapa

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Na última sexta-feira, em Paris, na França, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, receberam das mãos da diretora-geral da Organização Mundial da Saúde Animal, Emmanuelle Soubeyran, o certificado reconhecendo o Brasil como país livre de febre aftosa sem vacinação.

A busca pelo novo status foi iniciada há mais de 60 anos e representa um marco para a pecuária brasileira, com a possibilidade de abertura de novas oportunidades para que os produtos brasileiros possam acessar os mercados mais exigentes do mundo.

Na ocasião, o presidente Lula, ressaltou que é o reconhecimento de um país que tem no agronegócio, na pecuária, uma das suas mais importantes vertentes econômicas.

Lula disse ainda que o certificado é o reconhecimento da robustez e da confiabilidade do sistema de defesa agropecuária brasileiro.

Já o ministro Carlos Fávaro destacou que seis de junho passa a ser um dia histórico para o Brasil, que comprova a força da sanidade agropecuária e abre grandes oportunidades comerciais.

Fávaro reforçou que receber o certificado de país livre de febre aftosa sem vacinação é motivo de orgulho nacional.

Para a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde Animal, a certificação representa um marco histórico para o país. Segundo ela, o Brasil está pronto para ir adiante.