| 06 Lúdio promove audiência pública para debater epidemia de chikungunya e arboviroses em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Luciano Campbell/ALMT
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
A Assembleia Legislativa realiza, no dia 15 de abril, a partir das oito horas da manhã, audiência pública para debater a epidemia de chikungunya, dengue e zika em Mato Grosso.
O deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral, do PT, autor do pedido, destacou que a situação em Mato Grosso é muito mais grave que no restante do Brasil, e que as razões para isso precisam ser investigadas.
O parlamentar alertou que Mato Grosso registrou praticamente metade de todos os casos de chikungunya notificados no Brasil no ano de 2025.
De um total de 51 mil casos registrados no Brasil, quase 25 mil foram em Mato Grosso. Das 45 mortes por chikungunya, 35 aconteceram em Mato Grosso.
Lúdio considera essa situação gravíssima, por isso defende o debate do problema em uma audiência pública na Comissão de Saúde.
Entre 1ª de janeiro e 26 de março de 2025, Mato Grosso registrou 24 mil 986 casos de chikungunya e 35 óbitos, segundo os dados do painel do Ministério da Saúde para acompanhamento das arboviroses.
É o maior número de casos da doença entre todos os Estados do Brasil e também a maior incidência, com 651,3 casos de chikungunya a cada 100 mil habitantes.
Esses números estão muito acima dos números das outras unidades da federação, evidenciando a gravidade da epidemia em Mato Grosso.
Lúdio Cabral destacou ainda que é preciso fazer um debate com os municípios onde essa incidência é maior, como Cuiabá, Rondonópolis, Sorriso, Sinop e outras cidades com números muito elevados.