Levantamento da Sesp aponta perfil dos acusados de violência sexual contra crianças entre janeiro e abril deste ano

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução Secom-MT

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Um estudo desenvolvido pela Sesp, Secretaria de Estado de Segurança Pública, levantou o perfil dos suspeitos quando se trata do registro de crimes sexuais contra crianças e adolescentes em Mato Grosso.

Segundo dados do Estado, 247 dos denunciados eram conhecidos da vítima, o que corresponde a 77% dos registros, 14%, ou 43 suspeitos eram desconhecidos. Além disso. 30 vítimas não informaram se o infrator era ou não conhecido da família, o que corresponde a 9% dos casos.

Na especificação do grau de parentesco, 18% foram identificados como madrasta ou padrasto, 13% eram desconhecidos, 12% eram pai ou mãe, 11% amigo ou amiga, 7% vizinho, 7% outro parente, 7% tio ou tia e 7% eram namorados, entre outras especificações em menores números de casos.

O sexo da maioria dos suspeitos é masculino, 76%, enquanto o feminino foi identificado em 3% dos casos, e em 21% não foi identificado.

Já com relação a faixa etária das pessoas apontadas como autores dos crimes, 99 deles não informaram, 92 têm entre 35 e 64 anos de idade, 32 possuem entre 12 e 17 anos, 29 têm entre 25 e 29 anos, entre outras faixas em menor escala.

O horário noturno foi o mais utilizado para as práticas criminosas, com 90 ocorrências, seguido do período vespertino, com 83 casos; o matutino em 64 casos e a madrugada com 22 registros. O horário não foi informado em 61 ocorrências.

Todas as Regiões Integradas de Segurança Pública de Mato Grosso apresentaram registro de ocorrências de abuso sexual de crianças de zero a 12 anos.

A de Cuiabá foi a que mais apresentou casos, 56 registros, seguida pela de Sinop, com 42. Só a Capital, Cuiabá, foi responsável por 52 casos, ou 16%.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.