Jovens mato-grossenses debatem a sucessão do negócio para o futuro do empreendimento rural

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Durante todo o fim de semana, jovens de Mato Grosso ficaram imersos na Oficina de Desafios e Resultados Esperados, temática do 1° Encontro Estadual da 5ª edição do Programa CNA Jovem – Jovens Líderes do Agro.

Dos 142 inscritos em Mato Grosso, apenas 10 chegaram à fase presencial.

Na abertura das atividades, o diretor administrativo-financeiro da Famato, Robson Marques, ressaltou a importância de aprender um modelo de liderança que vise tanto as metas técnicas quanto o potencial humano.

Ainda segundo o diretor, que também é produtor rural no estado, o Programa desmistifica quem é herdeiro de quem é sucessor.

Ele disse ainda que um programa que desenvolve a liderança de sucessores é extremamente importante para o futuro do setor.

De acordo com o tutor do Programa, Daniel Tetilla, a sucessão não precisa ser efetuada pelo herdeiro.

Tetilla explicou que a sucessão familiar é diferente da sucessão do negócio. Segundo ele, é possível dar continuidade no negócio mesmo sem a participação de nenhum filho e para isso, o negócio precisa estar descentralizado e preparado para qualquer intercorrência.

Visando a continuidade do negócio rural, o desafio proposto pelo Sistema Famato foi: “Sucessão do negócio para o futuro do empreendimento rural”.

Já a coordenadora de Programas e Projetos Especiais do Senar Mato Grosso, Nadja Paixão, ressaltou que o objetivo é buscar soluções para um problema recorrente entre os produtores rurais locais.