Investimentos em Cultura tem queda em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio - Da redação

Dados da pesquisa de Informações Básicas Municipais e Estaduais, realizada pelo IBGE, afirmam que Mato Grosso sofreu uma queda de aproximadamente 12% no número de equipamentos culturais, que são cinemas, teatros, bibliotecas e museus, disponíveis para a população entre os anos de 2014 e 2018.

O levantamento aponta que em quatro anos, os municípios de Mato Grosso avançaram pouco no setor de cultura.

 Em 2014, Mato Grosso tinha 94 equipamentos culturais ao todo, número que caiu para 83 em 2018.

Destes, 69 eram bibliotecas públicas, que passaram a ser 65 em 2018 e 15 teatros que passaram a 11. A maior diferença foi no número de centros culturais, que passaram de 29 a 20, uma queda de mais de 30%. 

 Museus e bibliotecas comunitárias registraram aumento no Estado. As bibliotecas passaram de três a 11 e os museus de 11 para 15.

Ainda segundo dados obtidos pelo estudo, dos 141 municípios mato-grossense apenas 31 possuem Fundo Municipal de Cultura e somente 22, tem legislação de proteção ao patrimônio cultural.

A pesquisa identificou também que a maior parte dos municípios executou somente 10% ou menos do orçamento previsto para o setor em 2017

 Em Mato Grosso, artistas e produtores culturais comandam uma campanha intitulada ‘SOS Museus MT’. A principal pauta da campanha é a atual situação do Museu Histórico de Mato Grosso, fechado há alguns anos e sem previsão para reabertura.

 

Além disso, a campanha cobra do Governo do Estado que seja estruturado um Sistema Estadual de Museu de Mato Grosso, e a reativação do edital para a gestão do Museu de Arte de Mato Grosso. O Palácio do Paiaguás alega falta de recurso.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.