| 04 Iniciativa de Botelho garante perfuração de 25 poços artesianos em comunidades rurais de Cuiabá.mp3 |
Foto da manchete: publicação rede social
Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O abastecimento de água, especialmente no período de estiagem, é um problema que dificulta a agricultura familiar em Mato Grosso.
Para estimular a produção sustentável e promover o desenvolvimento socioeconômico dos pequenos produtores, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, do União Brasil, viabilizou a perfuração de 25 poços artesianos em distritos, assentamentos e comunidades do entorno da Capital.
A ação beneficia mais de mil e 600 famílias que passam a contar com água potável para consumo próprio e irrigar as lavouras.
Na oportunidade, Botelho afirmou que o objetivo da iniciativa é melhorar a qualidade de vida e proporcionar sustentabilidade no campo.
Entre as comunidades beneficiadas estão Água Limpa e Aricazinho, onde moradores comemoraram a chegada da água, que eles afirmam que era um “sonho antigo”.
Perto dali, na comunidade Rio dos Couros, região do Coxipó, a emenda de Botelho permitiu ao governo do Estado, por meio da Metamat, a Companhia Mato-grossense de Mineração, entregar mais um reservatório para 30 famílias.
Além dessas localidades, projetos do deputado Eduardo Botelho beneficiaram ainda comunidades no Cinturão Verde, Distrito da Guia, Associação Vale Verde, Rio dos Médicos, Aguaçu, Rio dos Couros, Raizama, Água Limpa e Terra Vermelha, entre outras.
O responsável pela perfuração dos poços artesianos, o geólogo da Metamat, Natã José de França, explicou que a qualidade da água é boa para consumo e para irrigação de frutas, legumes e hortaliças.
Além disso, a água é livre de cloro e cumpre rigorosas etapas para isolar contaminações existentes na superfície.
Segundo ele, tem poço com mais de 100 metros de profundidade, com uma vazão de 10 mil litros por hora.