INFLUENZA AVIÁRIA. China proíbe importação de toda carne de frango e derivados do Brasil

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Mariana Nedelcu

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

A China proibiu toda a importação de carne de frango e derivados do Brasil devido aos casos de gripe aviária identificados no país, segundo comunicado da Administração Geral de Alfândegas da China.

Decisão representa uma ampliação do embargo às carnes brasileiras. 

O Governo brasileiro esperava que fosse realizado um embargo total desde que veio à tona o primeiro caso identificado de gripe aviária em uma granja comercial do Rio Grande do Sul, mas pediu à China que fosse restrito apenas ao município onde foi identificado o caso.

Proibição total faz parte dos protocolos sanitários adotados entre os países. 

Atualmente, o governo brasileiro tem 13 investigações abertas para identificar casos de gripe aviária no país, sendo apenas uma delas envolvendo uma granja comercial.

Autoridades chinesas determinaram ainda que todos os resíduos animais e vegetais que chegarem em navios do Brasil deverão ser analisados pela supervisão aduaneira. 

O Brasil é o maior exportador de frango para a China e exportou cerca de 10 bilhões de dólares em carne de frango para todo o mundo em 2024, o equivalente a 35% do comércio global.

O Brasil já realizou mais de duas mil e 500 investigações de suspeitas de gripe aviária desde maio de 2023, quando houve a primeira ocorrência em ave silvestre, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária. 

O único caso confirmado em granja comercial ocorreu neste ano em Montenegro, no Rio Grande do Sul

No total, o País já registrou 170 casos da doença. 

Deste total, 166 casos foram em animais silvestres, sendo três focos em produção de subsistência ou de criação doméstica, e um em produção comercial.