| 04 Indea alerta produtores para doença que pode atingir criação de abelhas em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O Indea, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, orienta os produtores de mel que registrem seus apiários junto ao órgão de vigilância e comuniquem qualquer suspeita de Cria Pútrida Européia nas colmeias.
A médica veterinária do Indea, Erika Gleice do Nascimento, explica que a doença, causada por uma bactéria, acomete as crias das abelhas Apis melífera e abelhas nativas, podendo ocasionar a morte prematura das abelhas.
A veterinária explicou que as principais características da doença incluem mudanças na coloração e aspecto irregular das larvas, bem como favos com falhas e opérculos perfurados.
Erika disse ainda que, recentemente, houve a confirmação de dois casos da doença em Mato Grosso, registrados em Juara e em Pedra Preta, após exames realizados no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul.
Por isso, ela ressalta a importância da comunicação em caso de suspeitas da doença.
A veterinária destacou que a intervenção contra a doença é importante para evitar a diminuição na produção do mel ou mesmo a perda total da colônia.
De acordo com dados do Indea, a criação de abelhas está presente em 114 dos 141 municípios de Mato Grosso, contabilizando mais de 16 mil colônias instaladas em 828 propriedades rurais.
Para mais informações ou comunicar qualquer suspeita da doença, acesse o site indea.mt.gov.br.