Inclusão de peixe na merenda das escolas estaduais de MT vai beneficiar produtores familiares

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio 

 

A inclusão de peixe na alimentação oferecida aos estudantes das 647 escolas estaduais de Mato Grosso, semanalmente, a partir deste ano, vai gerar aumento da renda e da produtividade aos produtores familiares, além de melhorar o valor nutricional das refeições.

Neste ano, devem ser adquiridos 255 mil quilos de peixe para atender as demandas da rede estadual. 

 De acordo com a Seduc, Secretaria Estadual de Educação, os produtores familiares serão priorizados nos contratos de fornecimento de pescado às escolas. 

Segundo o secretário estadual de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro,
Mato Grosso tem potencial para ampliar a produção de pescado e essa medida vai impulsionar a piscicultura nas regiões, gerando mais renda aos produtores.

Nos municípios em que houver fornecedores da agricultura familiar selecionados na Chamada Pública, obrigatoriamente os contratos serão firmados com estes produtores ou suas organizações, segundo a Seduc.

Mas, quando não houver produtores familiares interessados, os produtos serão adquiridos de outros fornecedores. 

Atualmente, 31% de todos os alimentos usados nas refeições preparadas para os estudantes em Mato Grosso são oriundos da agricultura familiar, e comprados com recursos do FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Os tipos de peixe a fazerem parte do cardápio das escolas são o pintado, tambaqui, tambatinga e tilápia.

A rede estadual oferece três refeições diárias nas escolas de ensino regular, quatro nas de ensino integral e cinco nas escolas com vocação agrícola, que funcionam em regime de internato.