A importância da diversidade e inclusão nas organizações

*Edilene Bocchi  

A diversidade e inclusão ganharam destaque no ambiente corporativo moderno, especialmente devido às exigências de práticas ESG (Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança) por investidores. Essas práticas promovem um ambiente de trabalho mais justo e trazem benefícios como maior inovação, melhoria na tomada de decisões e vantagem competitiva, além de apoiar na promoção de uma sociedade mais justa.

Para começar, vamos entender o que significa diversidade de inclusão.

Diversidade refere-se à variedade de características que os indivíduos trazem para uma organização. Essas características incluem gênero, raça, etnia, idade, orientação sexual, podem ser religiosas, habilidades físicas e mentais e experiências de vida.

Já a inclusão, por outro lado, é a prática de criar um ambiente onde todas as pessoas se sintam valorizadas, respeitadas e melhoradas. Isso significa garantir que todos tenham patrimônio líquido de oportunidades, independentemente de suas características individuais.

Como diz Vernã Myers , vice-presidente de inclusão na Netflix: “Diversidade é convidar para festa, inclusão é chamar para dançar.”

Como benefício para a organização temos: inovação e criatividade, melhoria na tomada de decisões, vantagem competitiva, além da promoção de uma sociedade mais justa.

Quando pessoas de diferentes origens colaboram, elas trazem novas ideias e soluções, resultando em produtos e serviços inovadores. Por exemplo, ao criar um produto para o público feminino, envolver mulheres no projeto torna o processo mais rápido e eficaz. Um homem pode ter dificuldades em atender às necessidades femininas e determinar a melhor solução.

Grupos diversos tomam decisões mais informadas e equilibradas, pois diferentes perspectivas ajudam a identificar manchas e considerar todas as opções. Exemplificando, ao decidir sobre investimentos em estrutura física, ouvir pessoas com deficiência física pode agilizar o processo e tornar o ambiente mais adequado para clientes e colaboradores.

Outro benefício da diversidade e inclusão é a vantagem competitiva. Os clientes importam produtos que respeitam práticas éticas e inclusivas, e empresas focadas nessas questões atraem talentos profissionais, destacando-se em relação às concorrentes.

Apesar de todos esses benefícios, implantar diversidade e inclusão nas organizações não tem sido uma tarefa fácil. O impulsionador tem sido uma deficiência de profissionais especializados, porém, sem estratégias bem elaboradas e muita força de vontade, não se consegue implantar.

Como as organizações podem adotar algumas estratégias, tais como:

  • Políticas e procedimentos claros que promovem a igualdade de oportunidades e desabonem atitudes de discriminação.

  • Treinamento e desenvolvimento de todos os colaboradores, com foco maior para as lideranças nas temáticas inclusivas e na mudança de mentalidade para o verdadeiramente acessível da diversidade.

  • Criação de grupos de cobertura com discussão a fim de criar pontos de convergência e redes de apoio entre as pessoas, bem como apoiar a organização na criação de alternativas, entre outras.

Em quaisquer estratégias, a avaliação e medição das iniciativas é fundamental, entender os resultados alcançados e iniciativas reformulares, possibilitando mais engajamento e mudanças efetivas.

Estamos no início da trajetória, porém afirmamos que no futuro nenhuma organização precisará atender a essas demandas, pois todos sentirão que são seres humanos iguais em direitos e oportunidades, e ser diferente não será considerado um “defeito” como ainda hoje acontece.

*Edilene Bocchi é administradora e CEO da Vesi Consulting, empresa que atua na gestão de pessoas, coaching para lideranças e equipes, sucessão familiar e carreira - siga @vesiconsulting.