ICMBio lança plataforma com dados de espécies da fauna em risco de extinção

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por: Jurandir Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, lançou, esta semana, uma plataforma que reúne dados de mais de cinco mil espécies da fauna brasileira avaliadas em relação ao risco de extinção.

Chamado de Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade, o SALVE do ICMBio, a iniciativa começou a ser desenvolvida em 2016.

Segundo os dados divulgados pelo Instituto, a fauna brasileira tem 364 espécies classificadas como Criticamente em Perigo, a categoria de maior risco atribuído pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

Entre elas, encontram-se animais emblemáticos da nossa fauna, como o pica-pau-amarelo, o muriqui-do-norte, o aruá-do-mato, o sapo-folha, a tartaruga-de-couro, o pato-mergulhão, a jararaca-ilhoa e a ararinha-azul.

Até o momento, foram publicadas e disponibilizadas fichas de cinco mil 513 espécies, mas a expectativa é que, até o final deste ano, a lista de espécies ameaçadas da fauna brasileira seja atualizada, e mais informações estejam acessíveis para a sociedade, já que mais de 14 mil espécies foram avaliadas pelo projeto.

De acordo com o coordenador da Coordenação de Avaliação do Risco de Extinção das Espécies da Fauna e analista ambiental do ICMBio, Rodrigo Jorge, a iniciativa vai contribuir efetivamente com a conservação das espécies ameaçadas.

Ele disse ainda que o objetivo do projeto não é simplesmente fornecer a informação, e sim que essa informação seja usada, seja instrumento de política pública, instrumento, inclusive, das empresas.

Para conhecer a lista de espécies brasileiras ameaçadas, acesse o site pelo link salve.icmbio.gov.br.