| 03 IA ajuda produtores rurais a tomar decisões mais assertivas.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio
Ferramenta ainda está em desenvolvimento, mas tem potencial para ajudar o produtor a reduzir riscos e aumentar a produtividade
O agronegócio brasileiro, que já é um forte impulsionador do Produto Interno Bruto (PIB) do país, deve ganhar ainda mais força com a adoção de soluções baseadas em inteligência artificial (IA).
Para os próximos anos, as expectativas são ainda mais promissoras, considerando que as empresas têm buscado, cada vez mais, adotar soluções baseadas em IA para aumentar o desempenho e a produtividade.
A startup SciCrop com apoio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas, que tinha como meta criar uma ferramenta para ajudar agricultores a avaliar os riscos e prever preços futuros de seus produtos por meio de linguagem computacional preditiva.
A ferramenta elaborada permite obter gráficos, produzidos a partir de fontes textuais, dados de satélites, de meteorologia, séries históricas de produtores e até mesmo notícias relacionadas a fatores econômicos e sociais.
A ferramenta é fundamentada em redes bayesianas, definidas como um subcampo da técnica de aprendizado de máquina ou machine learning, oriunda da inteligência artificial, que condensa dados e códigos dentro de uma máquina ou computador para execução automática de tarefas.
Lançada em julho do ano passado, a plataforma agregadora de notícias sobre o mercado agropecuário usa inteligência artificial para selecionar as matérias mais interessantes para o cliente.
Hoje, a SciCrop atua em outros mercados além do agro, como energia, mineração e indústria, atende cerca de 60 grandes players do mercado e foi apontada pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios como uma das “100 Startups to Watch”.