Híbrido de Milheto se apresenta como opção rentável e de risco reduzido para a 2ª safra devido ao atraso no plantio da soja

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio

 

O atraso nas chuvas, longos períodos de estiagem e altas temperaturas na região Centro-Oeste, em especial Mato Grosso, impactaram o plantio da soja na safra 23/24. Esse fato compromete o período ideal de plantio do milho.

O cenário pouco animador faz com que o agricultor busque alternativas que garantam alta produtividade e protejam a rentabilidade na 2ª safra.

Diante dessa realidade, de queda brusca no rendimento do milho devido à janela não ser a ideal, o agricultor necessita buscar uma alternativa para garantir uma 2ª safra rentável e de alta produtividade, já que essa queda vertiginosa da produtividade no milho não cobre os seus custos.

Uma alternativa é o milheto que apresenta alta produtividade, de 40 a 50 sacas por hectare, com grãos de alta liquidez, devido à qualidade, o que se soma à baixa necessidade hídrica nesse período de estresse. O Milheto ainda combate o nematóide, que ataca as raízes das plantas e compromete consideravelmente a produtividade das culturas subsequentes, principalmente a soja.

Outra grande vantagem do milheto é sua resistência ao ataque da cigarrinha, praga que afeta o milho e que, se não controlada, pode gerar prejuízo em toda a lavoura.

Mais uma ótima notícia para a cultura do milheto é que a Anvisa em 2021 reconheceu o grão como alimento integral, podendo ser usado na alimentação humana.