Henrique Lopes protocolou mais de 700 denúncias de abusos em consignados no Ministério Público

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Rede Social

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O deputado estadual Henrique Lopes, do PT, esteve na sede do Ministério Público do Estado, esta semana, para protocolar um dossiê com mais de 700 denúncias de fraudes e abusos relacionados a empréstimos consignados feitos em nome de servidores públicos estaduais.

A ação conta com o apoio da Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso e de representantes sindicais, que também cobram exceções contra os abusos cometidos por finanças.

As denúncias foram apresentadas ao procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca Costa, ocasião em que o parlamentar pediu disposições imediatas.

De acordo com Henrique Lopes, os relatos indicam descontos indevidos em folha, ausência de autorização dos servidores e taxas abusivas praticadas por instituições financeiras, com destaque para a empresa Capital Consig.

O deputado destacou que os que apontavam para uma verdadeira avalanche de fraudes contra os servidores públicos, muitos dos quais sequer sabiam que tinham empréstimos financeiros.

Henrique Lopes ressaltou que o que está no jogo é uma dignidade do trabalhador e uma responsabilidade do Estado em proteger quem serve a população.

O parlamentar criticou ainda a atuação do Governo do Estado, alegando omissão e conivência diante do número crescente de denúncias.

Segundo ele, falta fiscalização por parte do Executivo para coibir práticas abusivas dentro do sistema de consignados.

A expectativa é de que o Ministério Público abra procedimentos investigativos ainda neste mês para apurar as responsabilidades civis e penais envolvidas, incluindo eventuais falhas de fiscalização por parte do Executivo estadual e a atuação das instituições financeiras.