| Henrique Lopes defende a suspensão imediata dos descontos de consignados no pagamento dos servidores.mp3 |
Foto da manchete: Rodinei CrescêncioRdnews
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O deputado estadual, Henrique Lopes, do PT, participou, no TCE, Tribunal de Contas do Estado, no início da semana, da reunião de instalação de uma Mesa Técnica para discutir o superendividamento do funcionalismo público estadual.
O objetivo é elaborar uma proposta de regulamentação com mais regras para concessão e controle de empréstimos e cartões consignados.
Na ocasião, Henrique Lopes, elogiou a iniciativa e ressaltou que a atuação conjunta entre os órgãos é essencial para avançar na solução do problema.
Lopes afirmou ainda que é preciso encontrar caminhos rápidos para estancar a sangria do endividamento que afeta milhares de famílias. O petista reforçou que é preciso, com urgência, “virar essa página.”
O parlamentar lembrou que os servidores, pressionados pela falta de recomposição salarial, recorreram ao crédito consignado. E o que era para ser uma alternativa virou armadilha, com bancos se aproveitando da fragilidade do trabalhador.
Henrique Lopes defendeu a suspensão imediata dos descontos no pagamento dos servidores e o ressarcimento imediato dos valores cobrados irregularmente.
Mato Grosso tem cerca de 104 mil servidores na folha de pagamento do estado, incluindo aposentados.
Mais de 62 mil têm empréstimos consignados, sendo pouco mais de 37 mil ativos e quase 25 mil inativos.
Mais de um bilhão e 700 milhões de reais foram repassados à financeiras consignatárias entre abril de 2024 e abril deste ano