| Gravado em Mato Grosso, filme de Luiz Borges retrata realidade da Pandemia.mp3 |
Foto da manchete: reprodução – Secom-MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
É no bairro Aldeia Velha, em Chapada dos Guimarães, que ocorrem as gravações do novo filme do cineasta Luiz Borges.
O curta-metragem “Angelus Novus: na boca da noite anuncia a derrocada do Anticristo” movimenta equipe e elenco até o dia 13 de junho.
O projeto foi aprovado no edital MT Nascentes, realizado pelo Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.
Diante das dificuldades em encontrar um prédio para realizar as gravações durante a pandemia, Luiz Borges, que é morador antigo da comunidade, transformou sua casa em set de filmagem, reproduzindo os espaços do Edifício Palácio do Comércio, de Cuiabá, onde a história é ambientada.
Nos últimos dias de gravação, a equipe segue para a capital, para gravar externas no entorno do prédio.
É justamente sobre esse tempo novo e adverso, de crise sanitária, social e econômica, que o filme trata.
Impulsionado por um olhar crítico, expõe mudanças culturais e o impacto gerado nas relações pela situação de crise sanitária que realçou mazelas da sociedade.
Por meio da ficção, o diretor e roteirista Luiz Borges faz um registro de um tempo permeado por rigorosos protocolos sanitários, tensão psicológica decorrente do isolamento e problemas sociais que foram agravados no período, como o aumento da violência doméstica, preconceito, fome e desemprego.
Acompanhe as diárias de gravações no Instagram @filmeangelusnovus.