| 05 Graças a articulação de Botelho, Intermat destrava regularização fundiária em Barão de Melgaço.mp3 |
Foto da manchete: Vanderson Ferraz
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio:
O direito à moradia da população de Barão de Melgaço foi negligenciado pelo Poder Público por mais de 40 anos.
Mas na última quarta-feira, a população e políticos do município comemoraram, na Câmara Municipal, o lançamento da primeira etapa do programa de regularização fundiária.
O deputado estadual Eduardo Botelho, do União Brasil, principal articulador da ação, garante que mais de 600 famílias da zona rural e urbana da cidade vão ter a escritura em mãos ainda neste ano.
A melhoria na política habitacional no interior do Estado foi reconhecida pelo vice-prefeito de Barão de Melgaço, Odair Reis de Oliveira, que agradeceu Botelho pelo compromisso com a população do município e ressaltou que a iniciativa “é uma vitória para Barão de Melgaço”.
Em Barão de Melgaço, segundo o deputado Botelho, muitas famílias vivem há mais de 100 anos na mesma terra. No entanto, até hoje, não tinham a escritura das propriedades.
Logo depois do lançamento, a equipe do Intermat, Instituto de Terras de Mato Grosso, começou o trabalho de cadastramento dos moradores dos bairros Vila Moura, Vila Albuquerque e Jardim das Flores.
Após o cadastramento, os processos serão validados pelo município e pelo consórcio. Em seguida, a Certidão de Regularização Fundiária será emitida e encaminhada ao cartório e à Justiça. Tudo de forma gratuita para a população.
Até o momento, mais de 30 mil escrituras já foram entregues em municípios como Cuiabá, Várzea Grande, Livramento, Santo Antônio, Chapada dos Guimarães, Porto Estrela, Paranatinga e Nobres.
Na ocasião, o parlamentar anunciou que a meta do governo Mauro Mendes é entregar entre 40 e 60 mil escrituras até o final de 2026.