Governo Federal deve incluir a renegociação de dívidas de agricultores familiares no Desenrola

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

Desenvolvida pelo Ministério da Fazenda e pela B3, a bolsa de valores brasileira, a plataforma usada para leiloar descontos no Desenrola poderá ser usada para renegociar dívidas de pequenos produtores rurais.

O anúncio foi feito no início desta semana, pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após se reunir com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

Haddad explicou que a plataforma é um ativo que pode ser mobilizado para outras renegociações. Ele disse ainda que colocou o sistema do Desenrola à disposição do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Segundo Haddad, Teixeira tinha pedido um programa de renegociação de dívidas de agricultores familiares.

O ministro da Fazenda explicou que a plataforma não poderá ser usada neste momento por causa da terceira fase do Desenrola, da que prevê descontos para dívidas de até cinco mil reais de quem ganha até dois salários mínimos, mas fez a promessa de estender a ferramenta tecnológica para os produtores rurais de menor porte.

A terceira fase do Desenrola está em vigor desde o início do mês e oferece desconto médio de 83% para dívidas em pelo menos nove setores.

A plataforma está disponível no site www.desenrola.gov.br.

Para acessá-la, o consumidor precisa ter cadastro no Portal gov.br, com conta nível prata ou ouro e estar com os dados cadastrais atualizados.