Governo Federal anuncia plano de investimento na infraestrutura para escoamento da produção agropecuária

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação / Ministério dos Transportes

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio

 

O governo federal divulgou esta semana, um ambicioso plano de investimento para fortalecer a infraestrutura de rodovias e ferrovias essenciais para o escoamento da produção agropecuária brasileira.

O Plano Nacional para Escoamento da Safra 2023/24 prevê a destinação de quase cinco bilhões de reais para melhorar os chamados “corredores do agro”, vias fundamentais para o transporte de grãos e outros produtos agrícolas.

Do total anunciado, quase três bilhões de reais serão investidos no Arco Norte, enquanto pouco mais de dois bilhões aplicados em melhorias no Sul e Sudeste do país.

O plano inclui 60 obras estruturantes em todo o Brasil, entre elas a pavimentação das BRs-158 e 242, em Mato Grosso.

Além disso, o governo planeja realizar 13 leilões de concessão, potencialmente gerando 122 bilhões de reais em novos investimentos.

Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, 10 leilões vão beneficiar diretamente os corredores de escoamento do agronegócio, com investimentos previstos de 95 bilhões.

A expectativa é que essas ações possibilitem a movimentação de 56 milhões de toneladas de grãos apenas pelos sete mil e 300 quilômetros de vias que conduzem aos portos do Arco Norte, como Barcarena e Santarém, no Pará.

No setor ferroviário, o plano contempla intensificar as obras na Ferrovia de Integração Oeste-Leste e retomar projetos na Transnordestina e a Fico, Ferrovia de Integração do Centro-Oeste.

O trecho inicial, chamado FICO 1, tem pouco mais de 380 quilômetros de extensão, ligando Mara Rosa, em Goiás, a Água Boa, em Mato Grosso.