Governo Federal adota medidas emergenciais para minimizar crise na cadeia produtiva do leite

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: MDR/DF

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, conversou, na última semana, com a presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite, deputada federal Ana Paula Leão, do PP de Minas Gerais, que apresentou as principais preocupações do setor leiteiro nacional.

Durante o encontro, foram debatidas as reivindicações do setor leiteiro representados, além da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite, pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite, pela Confederação da Agricultura e Pecuária e pela Organização das Cooperativas do Brasil. 

O ministro Fávaro destacou as medidas emergenciais que o governo federal já adotou para minimizar os impactos negativos na cadeia produtiva do leite causados, principalmente, pelo alto custo da produção e o crescimento das importações dos produtos lácteos.

Ele lembrou que no dia 17 deste mês foi criado o Grupo de Trabalho para reverter o quadro atual relacionado à importação e à comercialização de leite em território nacional, em especial ao que afeta a agricultura familiar.

Em julho e agosto, a Camex revogou medidas que reduziram impostos de importação de produtos lácteos.

Na sequência, no dia 15 de agosto, foi aprovado o aumento do imposto de importação de 12% para 18%, pelo período de um ano, para três produtos lácteos.

Em 16 de agosto, o Governo Federal anunciou a compra pública de leite, no valor total de 200 milhões de reais, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, por meio da execução da Conab, com vistas a reduzir o estoque do alimento pelas organizações de produção da agricultura familiar.

O leite em pó a ser adquirido será destinado a pessoas em condições de insegurança alimentar e nutricional, conforme demanda do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.   

O leite está entre os seis produtos mais importantes da agropecuária brasileira, desempenhando um relevante papel na geração de emprego e renda. 

A produção do rebanho nacional, o segundo maior do mundo, com cerca de 70 milhões de animais, é de mais de 35 bilhões de litros por ano.