| Governo do Estado sanciona lei que estabelece o programa de prevenção de quedas acidentais na terceira idade.mp3 |
Jurandir Antonio
O Governo de Mato Grosso sancionou a Lei de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, que cria o Programa Estadual Educativo e de Prevenção de Quedas Acidentais.
O objetivo da lei e reduzir o número de acidentes e prevenir quedas e fraturas de ossos, especialmente no público da terceira idade.
A campanha de conscientização será realizada em postos de saúde, hospitais, farmácias e clubes da terceira idade, por meio de cartazes com orientações sobre o assunto.
“A ideia é desenvolver campanhas de conscientização de prevenção para alertar sobre os riscos das quedas entre pessoas da terceira idade. Além disso, o idoso deve receber orientações em relação aos cuidados durante o banho e também instalação de equipamentos dentro de casa para dar suporte”, explicou Botelho.
Segundo dados do Ministério da Saúde, os acidentes são a 5ª causa de mortalidade em idosos, no Brasil, e mostram que o país tinha 28 milhões de idosos em 2016, 13,5% do total da população.
Estima-se que 30% das pessoas com mais de 65 anos de idade caem pelo menos uma vez por ano. Depois dos 80 anos de idade, essa porcentagem pode chegar a 50%, um número considerado alto pelo Ministério da Saúde.
Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde mostram que em 2014 as mortes por quedas acidentais nas pessoas com mais de 60 anos em Mato Grosso foram de 133 mortes; em 2016 saltou para 149 mortes, em 2017 foi batido o recorde de mortes com 190 óbitos registrados.
Já em 2018, as estatísticas apontam que morreram 138 pessoas vítimas de acidentes. E em 2019, foram registradas 70 mortes até o momento.