Governo do Estado leva serviços de cidadania a índios que moram no noroeste de Mato Grosso.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania está coordenando uma grande mobilização de assistência e cidadania para atender mais 900 índios de uma aldeia da etnia Enawenê-nawê, que fica entre os municípios de Juína, Comodoro e Sapezal, na região noroeste de Mato Grosso.
A iniciativa, que faz parte do Programa Ser Cidadão Indígena, idealizado pela primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, vai oferecer atendimento gratuito com a emissão de documentos pessoais entre os dias nove a 27 de setembro.
Segundo a secretária de Assistência Social, Rosamaria Carvalho, a ação atende a uma demanda dos próprios índios que há quase 10 anos esperam pela regularização do RG, CPF e da Carteira de Trabalho entre outros documentos.
A estimativa é que sejam feitos 295 novos RGs e mais 100 segundas vias do documento, 400 CPFs, 73 Carteiras de Trabalho, 400 Títulos de Eleitor e 57 segundas vias de Certidão de Nascimento.
Dezoito indígenas devem ser inclusos no Cadastro Único e no Programa Bolsa Família.
A primeira-dama do Estado, juntamente com Secretaria de Assistência Social, também vai doar 450 brinquedos, que foram recebidos por meio de doação, e kits escolares para as crianças da aldeia.
Os índios vão receber ainda, mil cobertores do Programa Aconchego, que foram reservados exclusivamente para atender a demanda da aldeia.