Governo do Estado cria força-tarefa para apurar denúncias de irregularidades em empréstimos consignados de servidores

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O Governo de Mato Grosso publicou decreto, nesta terça-feira, criando uma força-tarefa para verificação e apuração de possíveis irregularidades cometidas por empresas consignatárias conveniadas ao Estado, em relação a créditos e valores consignados aos servidores ativos e inativos.

A medida busca impedir prejuízos financeiros aos servidores públicos e assegurar eventuais ressarcimentos pelas consignatárias.

O trabalho será realizado de forma conjunta pelo Procon Estadual, Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, pelo Ministério Público de Mato Grosso, pela Controladoria Geral do Estado e Seplag, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.

A força-tarefa fará, inicialmente, a análise dos processos já em fase de apuração realizados pela Seplag e pela Controladoria. Estes terão prioridade.

Todos os servidores que já conseguiram identificar irregularidades na sua contratação podem registrar uma reclamação diretamente no Procon.

A reclamação pode ser registrada presencialmente no Ganha Tempo Ipiranga ou do CPA I, ou ainda pelo aplicativo MT Cidadão.

De forma preventiva, o Governo de Mato Grosso publicou um Decreto no dia oito de maio de 2025, determinando a revisão das consignações em folha de pagamento dos servidores públicos estaduais.

As instituições financeiras deverão apresentar os documentos que demonstrem a autorização do consignado.

A revisão preventiva deve acontecer em até 120 dias para as averbações das consignações em folha de pagamento dos servidores inativos e pensionistas, e em até 180 dias para as averbações dos servidores ativos.