Governo de Mato Grosso oferece formação técnica a estudantes para trabalhar no campo

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Seduc-MT

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio

 

Em 13 municípios mato-grossenses com vocação agrícola, o Governo de Mato Grosso oferece aos estudantes da rede estadual de ensino formação específica para atuação no campo.

São disponibilizados neste ano os cursos técnicos profissionalizantes em agricultura, agropecuária, agroecologia e agronegócio, junto com o ensino médio.

Uma parceria entre a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e Inovação e a Seduc, Secretaria Estadual de Educação, abriu para início das aulas neste ano 630 vagas para esses cursos em escolas técnicas e em escolas estaduais de sete municípios.

Além disso, há escolas da rede estadual em seis municípios que já funcionam na modalidade educação no campo e têm atualmente 581 estudantes matriculados, por meio de parceria com o Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso e o IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso.

Na Escola Técnica Estadual 19 de Maio, município de Alta Floresta, são ofertados aos estudantes curso de agricultura e ainda de agroecologia pelo fato de o município estar localizado no bioma amazônico.

O curso de técnico em agronegócio é disponibilizado em unidades de ensino de Diamantino, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste e Tangará da Serra.

Já o curso de técnico em agropecuária é oferecido na Escola Estadual Jardim das Flores, em Matupá, e na Escola Estadual João Pedro Torres, em Poxoréu.

Além das aulas teóricas, os alunos terão conhecimento prático em laboratórios e também visitas técnicas.

Ao final do curso, o aluno recebe uma certificação de técnico na área em que estudou.