Governo de Mato Grosso e Bolívia assinam contrato que vai garantir o fornecimento regular de gás

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Da redação

O contrato que assegura o fornecimento regular de gás natural da Bolívia para Mato Grosso foi assinado pelo governador Mauro Mendes nesta quinta-feira, em Santa Cruz de La Sierra, com a presença do presidente da Bolívia, Evo Morales. 

A formalização garante a entrega de um milhão e meio de metros cúbicos do combustível ao mês a partir de primeiro de outubro.

O fornecimento foi pactuado entre a MT Gás, Companhia Mato-grossense de Gás e a estatal boliviana Yacimientos Petroliferos Fiscales Bolivianos, com a intenção de que, em curto prazo, seja criada uma sociedade entre as estatais para expandir a cadeia do gás natural. O gás deve atender a indústria e veículos movidos pelo combustível.

“A união comercial é o caminho seguro para o desenvolvimento. O gás natural é uma matriz energética importante, vamos desenvolver um mercado potencialmente grande com esse novo contrato, a preços competitivos, e em um curto prazo, desenvolver ainda mais a indústria local”, avalia o governador Mauro Mendes.

O desenvolvimento de relações comerciais com a Bolívia é uma das prioridades do estado, e o intercâmbio comercial deve ser aprofundado nos próximos meses, afirma Mendes.

Os fatores que potencializam as possibilidades de parceria são o fato de Mato Grosso estar localizado no centro da América Latina, e ser um dos maiores produtores de commodities do País, com a expectativa de desenvolver ainda mais a sua produção.  

Segundo o presidente da Bolívia, Evo Morales, a intenção do país vizinho é fortalecer laços comerciais com Mato Grosso, e citou a importância do comércio do gás natural com o Brasil.

Já o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, explicou que tem um posto de gasolina pronto para abastecer os veículos que possuem o “kit gás” instalado, e um segundo posto, em fase de revisão, que deve operar em breve. 

“Este é um momento histórico, em que o Estado volta a ter gás, em um contrato firme, com a segurança na entrega”, comemorou Miranda.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.