Governo de Mato Grosso amplia incentivos fiscais para tirar a suinocultura da crise

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio

 

A suinocultura mato-grossense conseguiu aumentar o valor do crédito presumido do ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, no Proder, Programa de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso de 50% para 75%.

A decisão é resultado de um pedido feito pela Acrismat, Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso, ao Governo do Estado.

A medida passa a valer este ano e foi autorizada pelo presidente do Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso, e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda.

O presidente da Acrismat, Frederico Tannure Filho, destaca que o setor pagará 3%, ao invés de 12%, em animais vendidos fora do estado para abate e engorda. 

Tannure explicou que o percentual não vale para animais voltados para reprodução.

Ele ressaltou que a medida é uma grande conquista que vai contribuir para a manutenção de uma atividade que tanto contribui para o desenvolvimento do estado.

A ampliação do incentivo fiscal para o setor é em função do agravamento do cenário enfrentado pelos produtores de suínos no estado nos últimos dois anos.

Um levantamento da Acrismat mostrou que, no período de 24 meses, a suinocultura local perdeu cerca de 20 mil matrizes, sendo que mais de 50 suinocultores deixaram a atividade.