Governadores dos estados da Amazônia Legal entregam carta compromisso ao presidente eleito Lula

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução

Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Nesta quarta-feira, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu uma carta de compromissos comuns do consórcio de governadores dos nove estados da Amazônia Legal, durante um ato na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 27.

Entre eles estava o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes.

A entrega do documento foi feita pelo governador do Pará, Helder Barbalho, que pediu ao presidente eleito que apresentasse uma proposta à direção da ONU, Organização das Nações Unidas, para que a COP 30 seja realizada no Brasil.

Barbalho explicou que fazia o pedido em nome do Consórcio de Governadores e dos povos da floresta.

“Pedimos ao presidente Lula que ofereça a Amazônia para sediar a COP 30, para que possamos levar o planeta a debater a Amazônia conhecendo a Amazônia”, destacou o governador do Pará.

Jader Barbalho ressaltou que o compromisso do presidente eleito com a questão ambiental ficou evidente com o fato de sua primeira agenda pública internacional envolver diretamente o tema.

Por outro lado, Lula disse que vai conversar com governadores e prefeitos para que governem em comum acordo. Segundo ele, o Brasil voltará a conviver democraticamente com seus representantes, independentemente de partidos políticos e visões religiosas.

De acordo com Lula, para acabar com a fome, com a miséria, com o processo de degradação que as florestas estão vivendo, com o sofrimento dos indígenas, é preciso conversar muito e trabalhar juntos para que o Brasil seja motivo de orgulho ao mundo e não motivo de desespero como é hoje.

O futuro presidente disse ainda aos governadores que o combate ao desmatamento ilegal e o cuidado aos povos indígenas serão muito fortes durante seu governo. Para Lula, as riquezas da Amazônia devem ser exploradas, mas mantendo a floresta de pé.

Nesta quinta-feira, Lula tem encontros com representantes da sociedade civil, grupos indígenas e com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Na sexta-feira ele viaja para Portugal, e depois retorna para o Brasil.