Governador Mauro Mendes culpa Governo Federal e STF pela paralisação da ferrovia Ferrogrão

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Christiano Antonucci/secom/MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

O governador Mauro Mendes criticou a morosidade do governo federal em relação à Ferrogrão, destacando que o projeto enfrenta insegurança jurídica devido a uma ação pendente no STF, Supremo Tribunal Federal.

Durante o evento “CNN Talks Caminhos para o Crescimento”, realizado na última quarta-feira, Mendes alertou que nenhum investidor vai colocar dinheiro na ferrovia enquanto tiver indefinição judicial.

A Ferrogrão é um projeto estratégico para o escoamento da produção de grãos de Mato Grosso até os portos do Arco Norte, no Pará, facilitando a exportação de soja e milho.

Entretanto, o projeto está judicializado no STF devido a uma ação do PSOL, que contesta a retirada de parte do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, para a construção da ferrovia.

Mendes criticou o que chamou de "ineficiência pública" e comparou o atraso da Ferrogrão a outras obras que estão paradas a anos no país.

O governador disse ainda que interesses políticos e narrativas ideológicas têm travado projetos fundamentais para o desenvolvimento do Brasil, e a Ferrogrão é uma delas, lamentou Mauro Mendes.

A Ferrogrão vai ligar Sinop, em Mato Grosso, a Miritituba, no Pará, com cerca de 930 quilômetros de extensão.

A previsão é que a ferrovia tenha 300 quilômetros de extensão na região Norte de Mato Grosso e aproximadamente 630 quilômetros no Pará.