Governador e cacique Raoni pedem ao Ibama autorização para fazer asfalto em terra indígena

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Em reunião com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, o governador Mauro Mendes e o cacique Raoni pediram apoio do órgão na liberação de licenças para o asfalto na MT-322, na região do Xingu.

A reunião aconteceu nesta quinta-feira, em Brasília.  

O trecho liga a região Norte de Mato Grosso ao Araguaia, e Raoni pede que o asfalto chegue até a beira do rio.

O cacique explicou que já conversou com o governador mostrando que é preciso arrumar a estrada que passa na terra indígena.

Raoni lembrou que a estrada está muito ruim. De acordo com o líder indígena, o asfalto deve ser feito até a beira do rio, para garantir um melhor tráfego de veículos, e das pessoas.

O governador Mauro Mendes pontuou que o Estado já tem ajudado na manutenção da estrada, mas não é suficiente, e obriga os indígenas a conviver com atoleiros e ficarem praticamente "ilhados".

De acordo com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, o órgão vai analisar o caso com a devida sensibilidade, além de levar a situação para a Funai, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, para encontrar as melhores alternativas.

Agostinho disse ainda que há muita boa vontade em ajudar. Mas precisa consultar a AGU, a Advocacia Geral da União, porque há questões que fogem à competência do Ibama.