Governador afirma que vai ampliar os investimentos em escolas militares em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Secom/MT

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O governador Mauro Mendes reafirmou, esta semana, a intenção de continuar investindo na implantação de escolas militares em Mato Grosso.

Mendes assegurou que está trabalhando para ampliar o número de unidades no modelo militar no estado.  

Na opinião do governador, escolas militares não têm diferença com outras públicas. Segundo ele, o diferencial é a “disciplina” e “respeito”.

Este mês, o MEC, Ministério da Educação anunciou o encerramento do Pecim, Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares.

Com isso, mais de 200 escolas cívico-militares não serão mais mantidas pelo governo federal a partir do ano que vem e reintegradas às redes regulares. Sete delas estão em Mato Grosso.

Mauro Mendes disse ainda, que não existe diferença com outras escolas, já que os professores são os mesmos, todos são do estado ou contratados pela Seduc e não tem nenhum militar dando aula.

Para o governador, as regras de uma escola militar mudam o comportamento dos estudantes. Segundo ele, alunos respondem “sim, senhor”, dão “bom dia”, e tratam o professor com “educação”.

A decisão do governo do presidente Lula de encerrar o Pecim não impede a existência de escolas militares, desde que sejam mantidas com recursos dos governos estaduais.