Golpes pela internet aumentaram mais de 40% no primeiro semestre de 2021 em MT

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Lenine Martins - Sesp-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

O Ciosp, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública, recebeu, no primeiro semestre de 2021, três mil 673 denúncias anônimas.

 

Desde total, 412 foram para informar casos de estelionato. Se comparado com o ano de 2020, quando houve 289 denúncias, houve um aumento de 42% só nos primeiros seis meses. 


Na avaliação da gerente de Denúncias Anônimas do Ciosp, Daise Beckmann Luck, a pandemia pode ter propiciado um maior tempo das pessoas na internet, logo uma maior probabilidade de crescimento de golpes aplicados.

“Os golpes de sites como OLX ou até mesmo de clonagem de WhatsApp, com pedido de dinheiro a familiares e amigos, têm se tornado muito comuns. Até mesmo de pessoas que compram veículo pela internet, chegam a depositar o dinheiro e depois descobrem que não havia carro nenhum”, alertou a delegada.

O ranking de denúncias do Ciosp é liderado pelas denúncias de tráfico de drogas, que somaram mil 296 ligações anônimas.

 

Em segundo lugar, o crime mais denunciado foi estelionato ou fraude, com 412 registros e em terceiro, maus-tratos contra animais, com 223 ligações.

Em relação às denúncias de tráfico de drogas, Daise diz não ter alterado muito em relação ao mesmo período de 2020, quando foram registradas mil 385 ligações e também liderou o ranking.

Todas as denúncias recebidas na central são encaminhadas a uma unidade policial para verificação e, em seguida, tem início a investigação.

 

As denúncias podem ser feitas pelo 197, que atende Cuiabá e Várzea Grande, e 181, para atendimento dos municípios do interior. Os dois telefones funcionam 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.