| Garimpeiros realizam nova manifestação em Aripuanã.mp3 |
Mais um protesto foi realizado nesta semana pelos garimpeiros em Aripuanã.
Os trabalhadores do garimpo protestaram contra o fim da exploração de ouro no município. Com direito a faixas e carreata, eles reivindicavam o retorno à Serra do Expedito.
Uma ação da Polícia Federal em conjunto com as forças de segurança de Mato Grosso em sete de outubro retirou os garimpeiros da área. O garimpo foi implodido e as mais de duas mil pessoas que trabalhavam na área permanecem na cidade.
Segundo a Polícia Militar, além da carreata, os garimpeiros e suas famílias fecharam ruas para protestar contra o fechamento da área de extração de ouro. Nas faixas, mensagens como "somos trabalhadores" e "garimpo é ouro" eram exibidas pelos manifestantes.
O prefeito de Aripuanã, Jonas Rodrigues da Silva, o Jonas Canarinho, do PR, defende a exploração garimpeira na região e foi a Brasília pedir intervenção do governo federal no caso.
Outro político a se manifestar pela permanência dos garimpeiros foi o deputado federal Nelson Barbudo, do PSL. Ele afirmou que vai auxiliar nas tratativas do tema no governo Federal.
Essa é a segunda manifestação dos garimpeiros. A primeira ocorreu no dia oito de outubro, um dia após a interdição do local.