| Funcionários, professores e alunos da UFMT protestam contra corte de serviços feito pela reitoria.mp3 |
Da redação: Vinícius Antônio
Trabalhadores técnico-administrativos, estudantes e professores da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso realizaram um ato unificado, no campus de Cuiabá.
A manifestação foi contra os cortes determinados pela reitoria nesta semana.
Por meio de um ofício, a administração da UFMT demitiu diversos funcionários terceirizados e determinou o encerramento de uma série de serviços ofertados a comunidade acadêmica.
De acordo com Fabio Ramires, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos, não houve nenhum comunicado aos acadêmicos. Segundo ele, a UFMT está fechando as portas dia após dia, ao invés de lutar contra os cortes no orçamento.
A principal reivindicação é a suspensão imediata das medidas e estabelecimento de um debate sobre quais caminhos a universidade deve adotar para enfrentar a crise.
Os serviços de manutenção do campus também estão suspensos de acordo com o oficio. Marcenaria, serralheria, cópias de chave, e reformas não devem ser realizadas.
Por sua vez, a reitora Myriam Serra justifica a suspenção dos serviços no campus da UFMT. Ela alega que o motivo é o corte de verbas efetuado pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação.