| Fiscalização em postos de combustível de Mato Grosso encontra irregularidades.mp3 |
Vinícius Antônio - Da redação
Postos de combustíveis e revendedoras de gás GLP, o gás de cozinha, foram fiscalizados na capital e no interior de Mato Grosso.
O trabalho foi realizado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor na operação “De Olho na Bomba”.
40 postos de combustíveis foram fiscalizados nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Já no interior do Estado, além dos postos a operação também teve como foco revendas de gás de cozinha, totalizando 177 agentes econômicos fiscalizados.
A operação que teve início no dia 23 de setembro, encontrou irregularidades em oito dos 40 postos localizados na região metropolitana.
O objetivo é assegurar a qualidade dos combustíveis, detectando possíveis irregularidades ou fraudes nas bombas de abastecimentos, como por exemplo, a chamada “Bomba Baixa” que é quando a quantidade de combustível que abastece o veículo é menor que a mostrada na bomba.
Na região metropolitana, 11 pessoas responsáveis pelos estabelecimentos foram conduzidas para prestar esclarecimentos.
Em todo Estado foram identificadas 19 ocorrências de irregularidade de “bomba baixa”, sendo realizadas 25 interdições entre postos de combustíveis, revendas de gás.
Os responsáveis pelos postos vão responder inquérito policial em crimes inseridos na lei que trata dos crimes contra a ordem econômica e cria o sistema de estoque de combustíveis, e prevê pena de um a cinco anos de prisão. Todos ainda respondem por sanções administrativas junto aos órgãos reguladores e fiscalizadores.