01 FICO. Wilson Santos defende a ampliação da ferrovia de integração em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O deputado estadual Wilson Santos, do PSD, acompanhou, na última sexta-feira, em Cuiabá, audiência pública com representantes da ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, sobre o projeto de concessão das Ferrovias FICO, Ferrovia de Integração Centro-Oeste, e de FIOL, Ferrovia de Integração Oeste-Leste.
O encontro teve como objetivo levantar informações e sugestões de forma participativa para contribuir com o plano ferroviário e, assim, adequar o projeto para análise do TCU, Tribunal de Contas da União, e a elaboração de edital para leilão previsto para o início de 2026.
Santos lembrou que Mato Grosso passou 200 anos isolado, esperando a ferrovia chegar a Cuiabá e, agora, é possível falar de várias ferrovias, como essas que são concessões da Vale e outra da Rumo Logística.
O superintendente de Concessão de Infraestrutura da ANTT, Marcelo Fonseca, explicou que a obra de construção do trecho entre os municípios de Mara Rosa, em Goiás, e Água Boa, em Mato Grosso, está em fase inicial.
Porém, a extensão da ferrovia até Lucas do Rio Verde ainda depende de um estudo de viabilidade.
Wilson Santos defende que, além dos 384 quilômetros já garantidos até Água Boa, as obras sejam ampliadas até Lucas do Rio Verde e Vilhena, em Rondônia.
O deputado enfatizou que a preocupação dele é a continuidade da obra a partir de Água Boa, cujo financiamento está garantido por meio da renovação da concessão que o Governo Federal fez em favor da Vale.
Ele disse ainda que essa é uma obra estratégica para o desenvolvimento não só de Mato Grosso, mas de toda a região Centro-Oeste e de outros estados.