FGTS poderá ser recolhido por meio do Pix a partir do mês que vem

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio:

A partir de janeiro, o FGTS, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, poderá ser recolhido por meio do Pix.

 

O anuncio foi feito pelo diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello.

 

Segundo ele, o Banco Central fechou um acordo de cooperação técnica com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho para permitir o recolhimento por meio do novo sistema de pagamentos instantâneo.

 

Segundo Pinho, a novidade está prevista para entrar em funcionamento em janeiro e será lançada junto com o FGTS Digital.

 

A nova plataforma pretende centralizar a apuração, a cobrança, o recolhimento e o lançamento das contribuições para o Fundo de Garantia.

 

De acordo com a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, o novo sistema vai diminuir os custos para as empresas.

 

Isso porque os empregadores deixarão de emitir cerca de 70 milhões de guias de recolhimento por ano e poderão acompanhar digitalmente o pagamento e a destinação das contribuições.

 

Melo disse ainda que a utilização do Pix para recolher o FGTS aumenta a concorrência entre as instituições financeiras. Segundo ele, não será necessário estabelecer convênios entre a empresa e um banco, como acontece hoje.

 

No início do próximo ano, a Receita Federal pretende estender a opção às guias de recolhimento do eSocial de empregadores domésticos e microempreendedores e de pagamento do Simples Nacional.

 

O recolhimento de obrigações tributárias e trabalhistas e o pagamento de impostos também estão sendo gradualmente transferidos para o novo modelo.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.