Exportações de carnes de aves e suínos produzidas em Mato Grosso apresentaram aumento expressivo

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio 

O volume de exportações de carnes de aves e suínos produzidas em Mato Grosso aumentou em 2023 em 22,94% e 44,35 %, respectivamente, e a previsão da Associação Brasileira de Proteína Animal é de que essa alta continue neste ano.

Em janeiro, o país já superou em 11,7% o total exportado em janeiro de 2022.

Mato Grosso é o quarto maior em volume de vendas do país e exportou duas mil e 600 toneladas a mais, totalizando 25,8% do que tinha comercializado para outros países em janeiro do ano passado.

Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e analisados pelo Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.

Em 2023, as exportações de carne suína oriundas de Mato Grosso foram 44,35% maiores com embarque de mais de 31 mil toneladas em 2023.

A receita obtida também cresceu em 43,2% superando os 61 milhões de dólares.

Entre os principais destinos estão Hong Kong e China, que compraram quase 10 mil toneladas, Vietnã, pouco mais de quatro mil toneladas, e Angola, com mais de três mil toneladas.

Já os embarques de aves produzidas em Mato Grosso apresentaram aumento de 22,94% atingindo 113 mil toneladas no ano passado.

O Japão é o principal consumidor dos frangos produzidos e exportados pelo Estado.

Em 2023, foram adquiridas mais de 21 mil toneladas de aves, seguido por Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, com quase 19 mil toneladas cada um, China quase oito mil toneladas e Iêmen cerca de sete mil toneladas.