Evento em Sinop reúne instituições financeiras para avaliar impactos do clima na safra 2023-24

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio

 

O Sindicato Rural de Sinop, em parceria com a Embrapa Agrossilvipastoril promoveu nesta terça-feira um encontro com mais de 50 representantes de instituições financeiras para discutir os impactos do clima na safra de soja e milho.

Na abertura do evento, o pesquisador da Embrapa Sinop, Cornélio Alberto Zolin, apresentou aos agentes os principais problemas climáticos observados no ano agrícola e quais as ferramentas para diminuir seus efeitos nos resultados agronômicos e econômicos.

Já a gestora do Imea, Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, Vanessa Gasch, detalhou os principais impactos climáticos negativos na safra de soja mato-grossense 2023-24.

Por sua vez, o presidente do Sindicato Rural de Sinop e vice da Famato, Ilson José Redivo, explicou que o encontro foi realizado pensando em buscar possíveis soluções.

De acordo com ele, em sete municípios da região Norte do Estado, Cláudia, Feliz Natal, Marcelândia, Santa Carmem, Sinop, União do Sul e Vera, deixará de circular quase um bilhão e 300 milhões de reais.

O presidente do Sindicato Rural de Sinop disse ainda que nos sete municípios citados, 32 milhões de reais do Fethab vão deixar de ser arrecadados para o Governo do Estado.

Redivo lembrou que isso significa menos investimentos na região, significa menos atividade comercial, porque esses valores deixarão de circular no comércio local.