Evento em Cuiabá debate a implementação do turismo em terras indígenas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio

Aconteceu está semana, em Cuiabá, um seminário que debateu iniciativas que podem ser desenvolvidas em Mato Grosso para geração de empregos sustentáveis e o fortalecimento do Etnoturismo. 

O Etnoturismo é a forma de turismo em que os viajantes conhecem de perto a vida, os costumes e a cultura de um determinado povo, especialmente os indígenas.

“Fortalecer a economia dos povos indígenas, gerando renda de forma sustentável, é orientação do governador Mauro Mendes. Por isso, a secretaria trabalha projetos que envolvem capacitação e orientação e apoia eventos em parceria com a Funai”, destacou o secretário adjunto de Turismo, Jefferson Moreno.

Já a coordenadora de Estruturação e Qualificação do Turismo da Secretaria Adjunta de Turismo do Estado, Bruna Fava, explicou que Mato Grosso é um dos estados onde mais existem etnias indígenas.

“O turismo não é só feito do ecoturismo, mas também da cultura. Temos esta relevância histórica e cultural na nossa região e o trabalho que tem sido feito é o de fortalecimento de base comunitária e da resistência cultural”, afirmou a coordenadora.

Aproximadamente 120 indígenas participaram do evento, que foi promovido pela Funai, Fundação Nacional do Índio, em parceria com o Governo de Mato Grosso e IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso.

Entre os temas do evento, foram abordados: planejamento e gestão do turismo, etnoturismo na Terra Indígena Pequizal do Naruvôtu e potencialidades do etnoturismo em terras indígenas.

Para Paolo Apeodonepa, indígena da aldeia Umutina, ainda há resistência de seu povo para aceitar este tipo de atividade, mas acredita que é preciso investir. 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.