EVASÃO ESCOLAR. Pesquisa Serasa aponta que dívidas levam estudantes a desistirem da universidade

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Uma pesquisa realizada pela Serasa destaca o desemprego como principal motivo para estudantes interromperem seus estudos nas universidades brasileiras.

O levantamento foi realizado durante o período de rematrícula e o motivo apontado por 29% dos entrevistados.

Ainda segundo a pesquisa, 44% dos estudantes que já tiveram dívidas, precisaram trancar o curso justamente por não conseguir pagar as mensalidades em dia. 

Além disso, 24% dos alunos abordados admitiram ter dificuldade de se concentrar durante as aulas, devido às contas atrasadas.

Outros fatores que contribuem para a evasão escolar, segundo os estudantes, incluem a necessidade de priorizar o pagamento de outras contas, com 19%, e a redução da renda familiar, com 12%.

Chama atenção ainda que 11% dos casos de trancamento de matrícula estejam relacionados a gastos com remédios ou tratamentos médicos, destacando como os desafios financeiros impactam diretamente a continuidade dos estudos.

Produzida em parceria com o Instituto Opinion Box, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, a pesquisa ouviu somente estudantes endividados com instituições de ensino.

Nove em cada 10 entrevistados afirmaram arcar com as despesas do curso inteiramente sozinhos, o que demonstra uma mudança no comportamento do estudante brasileiro que, por décadas, teve os pais como financiadores dos estudos.

Também preocupa que as dívidas, para 63% dos entrevistados, estão na casa dos sete mil reais, o equivalente a quase cinco salários-mínimos.

Ainda de acordo com a pesquisa, 59% dos endividados consideram importante regularizar as dívidas e seguir estudando.