| 01 Estudo vai avaliar o potencial de expansão de áreas irrigadas em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Juliana Carvalho/Sema-MT
Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Esta semana, o governador Mauro Mendes firmou um termo de cooperação técnica para viabilizar um estudo sobre a inteligência territorial e hídrica voltada ao desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada em Mato Grosso.
Na oportunidade Mendes afirmou que o estudo voltado às potencialidades do estado na irrigação visa manter Mato Grosso como líder brasileiro na produção de grãos e uma das regiões mais produtivas do planeta.
O objetivo do estudo é analisar o potencial de expansão das áreas irrigadas em Mato Grosso, sobretudo na região centro sul e do Alto Teles Pires.
De acordo com o governador, as mudanças climáticas são uma realidade e a perspectiva é que elas causem impacto na forma de produzir. Por isso, o Governo está se adiantando para construir formas alternativas de produção com sustentabilidade.
Mauro disse ainda que aprendeu mais sobre o assunto recentemente, quando participou, em março, do Global Conference Water for Food, evento realizado em Lincoln, capital do Estado do Nebraska, nos Estados Unidos, região considerada referência na prática eficiente de irrigação.
Já o pesquisador da Universidade Federal de Viçosa em Minas Gerais, Everardo Mantovani, destacou que Mato Grosso é o estado brasileiro com maior potencial de aumentar a produção pela irrigação, sem precisar abrir novas áreas para isso, e rendendo muito mais por área utilizada.
O projeto é resultado da parceria do Governo do Estado, com o Instituto Mato-grossense do Feijão, e conta com apoio da Universidade Federal de Viçosa e da Universidade norte americana do Nebraska, além do IFMT, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.