Estudantes “conservadores” convocam manifestação na UFMT e pedem para participantes irem armados

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: UFMT

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio: 

Um grupo de estudantes da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, foi denunciado ao Ministério Público Federal, pelo DCE, Diretório Central dos Estudantes, por organizar uma manifestação e incentivar que os participantes que tiverem armas para levá-las ao ato.

As conversas aconteceram em um aplicativo de mensagens em um grupo de alunos que se autodenominam "conversadores" e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que concorre à reeleição.

O DCE encaminhou denúncia ao Ministério Público com os prints das conversas e da ameaça de uso de armas na manifestação. 

Por outro lado, a UFMT revelou que acionou a Polícia Federal para resguardar a segurança dos alunos. A universidade manifestou preocupação com a possibilidade de violência dentro do campus.

A UFMT ressaltou ainda que o espaço universitário preza pela liberdade de expressão e manifestação, o que não significa um passaporte para atos violentos.

O Ministério Público Eleitoral agiu rápido e ajuizou uma representação contra dois estudantes universitários do campus da UFMT de Cuiabá.

O MP reforçou que não é passível aceitar manifestações que ultrapassem o limite do pacífico para tumulto e agressão, ou mesmo que causem depredação de patrimônio privado ou público.

O Ministério Público determinou aos organizadores do evento que removam os conteúdos e se retratem nos grupos de mensagens nas redes sociais e canais utilizados para a divulgação e convocação indevida, sob pena de multa de 100 mil reais, no caso de descumprimento da ordem.

Se os estudantes insistirem na realização do ato, o MP Eleitoral reiterou que sejam adotadas providências necessárias para impedir a manifestação com o uso de armas, inclusive com o emprego de força policial, caso seja necessário.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.